Nos anos 50 (a remodelação da frente marítima para as Comemorações Henriquinas) :
Porém nos anos 50, a quando da preparação das Comemorações Henriquinas (de 1960) e simultaneamente com a construção da avenida marginal, (que implicaria a ligação à estrada para Sagres e à futura auto-estrada para Faro e Lisboa), tudo foi remodelado, desde o Rossio da Trindade (onde bem mais tarde apareceria o Quartel dos Bombeiros), ao total arranjo da zona da Ribeira e da respectiva zona de pescado e de conserva de peixe.
Desapareceu uma zona típica da faina pesqueira e conserveira de Lagos, mas foram revelados às “PORTAS DO MAR”, os baluartes da muralha, frente ao Arco de São Gonçalo de Lagos (Santo que se diz ter nascido neste mesmo local, em 1360).
O Dr. José Formosinho, depois de persistente insistência junto do então Ministro da Obras Públicas, Engenheiro Arantes de Oliveira, conseguiu descobri-los, como aliás as Armas da Cidade, evidenciadas no Foral de Lagos, bem salientavam!
São dessa época algumas das fotos que seguem, e que bem nos explicitam as diferenças havidas :
O ESTADO EM QUE SE ENCONTRAVA O “CASTELO DOS GOVERNADORES” :
E O INÍCIO DAS OBRAS NELE EFECTUADAS :
A RECUPERAÇÃO DAS MURALHAS NA ZONA DA RIBEIRA :
E ÀS “PORTAS DO MAR”, COM A DESCOBERTA DOS TORREÕES, FRENTE AO ARCO DE SÃO GONÇALO :
SACRIFICANDO, EMBORA, UMA DAS MUITAS FÁBRICAS DE CONSERVAS QUE AO TEMPO EXISTIAM EM LAGOS :
De modo análogo foi efectuada a remodelação de toda a zona da “PORTA DA VILA” , com o rebaixamento do “ROSSIO DA TRINDADE” (como as fotos bem evidenciam) e onde bastante mais tarde apareceria o novo quartel de bombeiros, substituindo o que ainda ocupava a antiga “IGREJA DO ESPÍRITO SANTO” (ou do “COMPROMISSO MARÍTIMO”):
e construída a avenida seguindo o trajecto do caminho que ligava o Rossio da Trindade à Ribeira (e que entretanto se ia desmoronando aos poucos) :
FICA POIS ASSIM DOCUMENTADO, FOTOGRAFICAMENTE, O ANTES E O DEPOIS DAS COMEMORAÇÕES HENRIQUINAS DE 1960 E QUE O DR. FORMOSINHGO (QUE PARA ELAS TANTO TINHA TRABALHADO) NÃO CHEGOU A VER, POR TER FALECIDO A 26 DE MARÇO DESSE ANO !