terça-feira, 13 de outubro de 2009

ABICADA – A sucessão de descobertas

A sequência dos trabalhos de campo

Seguindo agora a série dos apontamentos do Dr. Formosinho, nos seus cadernos de campo, (que invariavelmente o acompanhavam nas suas explorações arqueológicas), pode perceber-se a sua ânsia e  o seu entusiasmo crescentes, à medida que o tempo decorria.

1937
DEZEMBRO / 26 a 29


SCAN00181

Chãos de mosaico - extracção nos dias 27, 28 e 29.
No dia 26 - limpeza do local e preparativo para a extracção do mosaico que se iniciou em 27 pelo compartimento A. Estava já bastante deteriorado, conseguindo-se apurar dois cantos um a Nascente (M) e outro a Poente (Ab), ambos com muitas falhas. Em (A a) formaram-se 8 blocos e em (Ab) 7 blocos, estes muito deteriorados e talvez seja difícil o seu aproveitamento em conjunto, O mosaico do compartimento B deixou-se no local por não ter grande interesse e para a hipótese de organização ali de uma estação de estudo. Do compartimento C extraiu-se apenas uma parte por se repetir o motivo e não valer a pena retirar mais; formaram-se 10 blocos pequenos para facilitar a extracção.
Trabalharam na extracção: (5 dias)
ANÍBAL Pedreiro 80$00
SALVADOR Servente 45$00
1 trabalhador ajudante 35$00
TOTAL 160$00
Estes mosaicos ficaram em blocos e não armados. Tenciono armá-los depois de feita a ampliação do Museu, ou de ter a certeza de ela se não efectuar.

1938
AGOSTO /29,30 e31
SETEMBRO / 1, 2 e 3

{ 1ª semana de trabalho > 11 trabalhadores > féria =

= 441$00 (verba dos Mons Nacs ) }

SCAN00191 

Iniciaram-se os trabalhos com 2 valas partindo de C para A e de C para B. A primeira revelou à profundidade de 0,65m uma parede que liga com a continuação de C para Poente (eb). A 2ª não foi profundada por se ter seguido a indicação do muro (eb). Presumindo que haveria qualquer muro de ligação deste com a casa A., alargou-se a escavação e encontrou-se a casa D que se abandonou por estar estragada a Sul pela lavoura; continuando-se a exploração para Norte, Sul e Poente descobriu-se nesta semana o que está indicado na planta ao lado. Ficaram completamente limpos os compartimentos C (que parece continuar para Poente) e E e H. Na parede (eb 2 ) encontrou-se em C a base de uma coluna de tijolos de sector, achando-se grande parte dos tijolos que a formavam, tombada e misturada com terra e caliço, nos compartimentos E e H. Encontraram-se mais tijolos disseminados (ao todo 78) inteiros e muitos fragmentos de outros. O bocado de muro (ef) está assente sobre mosaico que liga C H. Todos os compartimentos, excepto E têm mosaico. Não se encontraram quaisquer objectos a não ser os tijolos e fragmentos de “tegula”. 

1938 

SETEMBRO / 5 a 10 :

{ 2ª semana de trabalho > homens = 490$00 +

+ moços = 96$50 > total = 586$50 }

SCAN00201SCAN00211

Continuámos as escavações seguindo sempre o cruzamento dos muros. Verificou-se que o muro de separação de B e H continuava tendo-o seguido até que encontrámos o cruzamento para Sul e a sua continuação para Poente. Continuámos nessas direcções pondo sempre o muro a descoberto de um lado e outro. Demos assim com o muro que liga este agora seguido com o que limita o compartimento B e segue igualmente para Sul. Simultaneamente pusemos a descoberto o muro todo que limita o compartimento P e o que separa os compartimentos G P. Também para Nascente verificámos que o muro ao Norte de B se prolongava e que junto ao canto de A havia outra construção que seguimos pondo a descoberto o canto Poente de M. Ao mesmo tempo limpámos os compartimentos E, H, C, K, e parte Norte de G, tendo continuado a aparecer alguns tijolos de sector inteiros e muitos fragmentos de tegulas e de outros tijolos, não tendo aparecido qualquer outro objecto. Aumentámos nesta semana o número de operários e de rapazes para o transporte da terra. Estes adiantam muito mais serviço do que os homens (mesmo com padiola). Ficou posto a descoberto o que indica a planta ao lado.

 

1938

SETEMBRO / 12 a 17 :

{ 3ª semana de trabalho > homens = 378$00 +

+ moços = 148$00 > total = 526$00 }

SCAN00221 

Esta semana trouxe-nos algumas surpresas agradáveis: Verificámos que o muro Q I se prolongava para Nascente ligando-se à casa M e depois de esta toda descoberta em volta, viu-se que o muro continuava para Nascente. O referido compartimento M também tem mosaico, do qual apenas verificámos o canto Poente. No canto Nascente deste compartimento liga uma nova construção e tomada a direcção do seu muro, paralelo ao da casa D, fomos procurar se teria ligada outra construção e se a este compartimento D seguiria outro para Nascente. E então achámos a curiosíssima construção hexagonal, da qual apenas pusemos à vista as paredes que formavam o polígono. Continuámos com a limpeza dos compartimentos da construção O B E C P; encontrámos as portas de P e OP e ainda um muro que atravessa ao meio dos compartimentos P e G. Abrimos uma vala ao Norte de QI e encontrámos um estreito muro LJ que está ligado a P por um chão de “opus signinum”, mas nada mais encontrámos a Norte. Despedimos dois operários (fracos). Na limpeza de F encontrou-se : 1 br. gr. m.to gasto e um fragmento de chumbo e um gancho de bronze de que não percebemos ainda a aplicação. Encontraram-se bastantes cascas de marisco: búzios e berbigões. Vestígios de pintura a fresco nos compartimentos F e B.

1938

SETEMBRO / 19 A 23 :

{ 4ª semana de trabalho (em 24 não se pôde trabalhar porque choveu) }

SCAN00231 

Se as surpresas foram grandes na semana anterior, nesta ainda mais o foram. Verificada a construção hexagonal, formulámos a hipótese de que esta seria o centro de um grande edifício e tentámos a confirmação procurando a Nascente um muro que correspondesse a qualquer dos dois que unem OPG e se prolongam para Sul. Efectivamente com uma pequena vala (1x0.75x0,60 m3 ) encontrámo-lo, bem como o cruzamento X. Descobrimos então esse muro e o cruzamento com o muro RIU que se prolonga até ele e julgamos que se prolonga para Nascente, o que tencionávamos verificar no sábado, dia em que se não trabalhou porque choveu. Resulta realmente interessantíssima esta construção e como não pode deixar de fazer-se a sua exploração completa, iniciámos a preparação do terreno de Nascente para Poente tirando parte da camada superior desta área para que as chuvas amolecessem a terra de baixo que é fortemente compacta. Pusemos a descoberto 15 metros do novo muro a Nascente X’ Y’ e verificámos que continua para Sul. Limpámos completamente todos os compartimentos da construção de Nascente, tendo aparecido 4 pequenos bronzes e mais tijolos de sector inteiros; muitos fragmentos de tégulas e outros tijolos, mas absolutamente nada de outra qualquer espécie de cerâmica, o que temos estranhado. A chuva fez-nos interromper esta exploração que promete resultar muito curiosa.

1938

NOVEMBRO

SCAN00241 

Voltámos a trabalhar em Nov.  Em Outubro construiu-se uma pequena casa de madeira para guardar matéria e para abrigo do guarda. Em 5 de Novembro colocou-se uma vedação de arame farpado, cercando por completo o recinto. Ainda no F encontrámos os tijolos de uma coluna que, colocados no seu lugar, deverão formar uma coluna completa que será armada. Continuando a exploração a Nascente de construção hexagonal, encontrou-se uma parte de construção limitada pelo novo muro X’ Y’ , com mais compartimentos com um corredor ao meio; a última casa do canto X’ é ladrilhada com os tijolos rectangulares. Esta parte da construção só tem vestígios de mosaico nos dois últimos compartimentos a Sul. Nos outros o chão é de “opus signinum”.

1938

DEZEMBRO / 4 a 10 :

{Última semana de trabalhos de exploração }      

SCAN00251Agulha de bronze

(No desenho  podem : ver-se um dos tubos de chumbo, mais tarde roubados; o gato de chumbo , entretanto resguardado no Museu Regional de Lagos e de que se apresenta uma foto mais à frente e ainda uma agulha de bronze para fazer redes de pesca e igualmente resguardada no Museu).

Encontrámos no muro ao Norte dois grossos tubos de chumbo por onde desaguava uma espécie de aqueduto que acompanha toda a parede Q I U. Este aqueduto onde se encontram os tubos de chumbo C” C” deve ter sido feito para aproveitar a água das chuvas para tanques.

Nesta última semana de Dezembro só procedemos a limpeza do que pusemos a descoberto. Os donos do prédio estão a pôr dificuldades; estou a ver que temos questão. E não há maneira de vir a classificação de MONUMENTO NACIONAL !

Planta do que ficou a descoberto ao abandonarmos os trabalhos, em 10 de Dezembro de 1938 :

 

SCAN00591

1939

MARÇO :

Em Março fomos ainda tirar terra, mas não fizemos mais explorações. Em Fevereiro tínhamos posto a descoberto os últimos compartimentos.

EM 9 DE MAIO QUISERAM DESTRUIR TUDO !!!

Destruíram os tanques de Salga, a Sul e o lagar. (foi um tal Chico d’Alvo).

 

SCAN00601 

(Os tanques de salga e o Dr. Formosinho)

SETEMBRO :

Em Setembro ainda fui tentar consolidar os chãos, mas tive que desistir em virtude de os donos ameaçarem tudo destruir !!!

NOTAS :

  •  Os tubos de chumbo  têm 0,62 cm de comprimento e 0,09 de diâmetro interior; grossura visível varia entre 0,015 e 0,025 m; têm nos topos umas chapas também de chumbo com pregos de chumbo de secção quadrada que servem para os segurar na parede; nesta chapa, nos topos, estão os tubos dobrados (rebordados).

MVC-012S (2) MVC-013S (2)

  • O objecto de chumbo que foi encontrado no compartimento F e que se não descobriu logo o que podia ser, era afinal um gato para engatar louça; o que só foi descoberto mais tarde, quando se encontrou outro ligado a um pedaço de barro. Realmente pelo tamanho e forma não veio à ideia o que podia ser.

MVC-015S (2) 

DSCF0418 DSCF0422

 

(continua)

 

 

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário