sábado, 29 de agosto de 2009

Abicada - Abel Viana in Brotéria



clique nas imagens para ampliar


QUINTA DA ABICADA, na freguesia de N.ª S.ª da Concei­ção, conc. de Portimão, no Algarve, a 7 quil. e meio da cidade de Portimão, e 10 quil. e 600 metros da cidade de Lagos; situada na confluência das ribeiras do Fa­relo e da Senhora do Verde.
ROMANO. José Formosinho, fundador do Museu Regional de La­gos, explorou, em 1938, as ruínas de um grande edifício, constituído por três corpos, com um comprimento total de 54 metros e uma lar­gura superior a 25, pois há uma parte em que esta se prolonga até limite não averiguado. Segundo a descrição de Formosinho, o magni­fico edifício era uma grande villa de luxo. O corpo central, onde pa­rece ter sido a principal entrada (prothyrum), ostentava ao meio um impluvium rodeado de atrium e cinco cubicula, em disposição hexago­nal. O corpo da esquerda, ou seja, de Poente, visto que a fachada principal está voltada para Sudoeste, tem ao centro um peristilum cercado de colunas e em volta um ambulacrum, tudo enquadrado em mais sete compartimentos, com diversas comunicações entre si.
O corpo de Nascente, do qual se conservavam 10 ou 12 divisões, era possivelmente destinado a serventuários e escravos, celeiros, cozi­nha e outras dependências.
Ao todo, contava este palácio campestre mais de 30 comparti­mentos. Os pavimentos dos corpos central e ocidental são revestidos de magníficos mosaicos e tinham as paredes ornadas de frescos. No corpo oriental só um dos pavimentos era de opus tesselatum, havendo outro totalmente pavimentado a tijolo. Os mosaicos cobrem uma su­perficie de mais de 600 metros quadrados, predominando neles os or­natos geométricos e as flores estilizadas, com cercaduras de tranças. Alguns ornatos eram de tesselas vítreas, azuis, verdes e vermelhas. Infelizmente arrancadas por visitantes daninhos, amadores de recor­dações inúteis. (…)




ABEL VIANA - Brotéria - 1954

Quem me explica ???!!!

Um dia destes passei pelo Portal da Câmara de Lagos e fiquei seriamente confundido com afirmações lá esparrachadas. Alguém me explica:

  1. Onde se situa “o Museu das Descobertas” em Lagos ?

    A foto apresentada como entrada do Museu das Descobertas lembra a da entrada do Museu Municipal Dr. José Formosinho com os seus muito característicos azulejos que nada têm a ver com as descobertas.

  2. Onde é que raio ficam os museus de Etnografia, Arqueologia, Numismática e Arte Sacra ?

A asneira é de facto livre, mas a irresponsabilidade é muito grave, se vier especialmente do órgão representativo da cultura da nossa Terra.

Que um qualquer ignorante escreva barbaridades como estas pode admitir-se. Mas que ninguém responsável supervise o que foi apresentado, não é aceitável até porque a asneira é contagiosa; ora veja-se aqui (na secção Património).

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Primeiro post

Pretende-se com este blogue dar a conhecer ao público em geral e aos estudantes em particular, alguns elementos da história da cidade de Lagos e da zona geográfica em que esta cidade se encontra inserida e que foram considerados de grande interesse e profundo estudo pelo Dr. José Formosinho. Para o efeito, apresentar-se-ão fotografias, documentos, relatórios e correspondências privadas sobre os principais trabalhos de arqueologia, etnografia e de história que o Dr. Formosinho realizou e que julgamos interessantes para o conhecimento público.

De igual modo se agradece que pessoas interessadas nos eventos históricos em causa, especialmente se lacobrigenses, colaborem, ajudando a tornar o blogue o mais útil e interessante possível.
Eu tenciono tornar público todo o material de estudo do meu Pai, de modo a facilitar conhecimentos a quantos por gosto, ou por necessidade pretenderem aprofundar os seus estudos.